Pesquisar este blog

domingo, 28 de dezembro de 2014

A coleção de miniaturas de perfumes de Aline Kátia Melo

Comecei a colecionar miniaturas de cosméticos e amenities quando tinha 13 anos e era estudante do ensino médio. Muitos cosméticos são brindes que costumam vir junto com os cosméticos em tamanho normal e às vezes brindes de revistas. Amenities são os cosméticos dados como brindes pelos hotéis: shampoos, sabonetes, hidratantes, condicionadores e etc. A palavra amenities, vem do inglês e é o plural de amenity que tem como significados: gentileza, cortesia, amenidade, conforto e facilidade. Atualmente muitas redes de hotéis investem na personalização e/ou na melhoria da qualidade desses itens, tendo em vista a fidelização de seus clientes. 
Apesar de colecionar há muitos anos, eu não comentava com muitas pessoas sobre a coleção. Até que em 2013 comecei a fazer fotos das miniaturas e postá-las no blog Miniaturas de Cosméticos e Amenities que teve mais de 14500 visualizações. O link do blog é   www.http://miniaturasdecosmeticoseamenities.blogspot.com.br/ 

Gosto de tirar fotos com as miniaturas na minha mão para frisar que são pequenas e delicadas. Muitos amigos que agora conhecem a minha coleção pelo blog me doam miniaturas para a minha coleção. Eu adoro! Miniaturas além de fofas são uma oportunidade de conhecer várias fragâncias! Elas são mais populares no exterior por causa de regras de aviação para transporte de líquidos em voos que não podem exceder 100 ml, se a embalagem tiver tamanho acima de 100 ml mesmo que contenha o limite a embalagem será confiscada. Coisas que eu descobri acompanhando blogs de pessoas que viajam e mostram as miniaturas em outros países.

Falando especificamente sobre as miniaturas de perfume. Tenho uma miniatura Dolce Vita da Cristhian Dior de uma coleção de bancas de jornal chamada "O Fascinante Mundo dos Perfumes" de 1998. Devido ao preço na época comprei apenas o primeiro fascículo que era mais barato. Esse ano de 2014 teve uma coleção de banca de jornal chamada Perfumes das Princesas Disney, cheguei a comprar algumas, mas não consegui comprar a coleção inteira.

Coleciono miniaturas nacionais e importadas. Entre as nacionais tenho umas antigas da Avon, hoje a Avon vende flaconetes e diz que são miniaturas. Flaconetes são aqueles vidrinhos em forma de palito, para mim miniaturas são as cópias fiéis nos formatos dos vidros originais. Já fiz uma compra no Parfumflacons para ver como são as compras internacionais, cuja demora faz a gente esperar ansiosamente a chegada da caixa. Mas quando o carteiro chega a gente tem vontade até de abraçá-lo!

Amo brindes. De uns anos para cá ganhei várias miniaturas de brinde em revistas como Marie Claire, que em quatro meses seguidos (de setembro a dezembro de 2011) colocou quatro perfumes Floratta do Boticário. Em 2013 foi a vez da Revista Opaque, na qual consegui várias miniaturas 212, Kenzo e Versace. Eu vivia procurando nas bancas de jornal da região da Avenida Paulista, atualmente a Revista Opaque só tem colocado flaconetes como brindes.


Em 2014 conheci um grupo de colecionadores de miniaturas no facebook chamado "Miniaturas de Perfumes Brasil" onde encontrei pessoas de várias partes do Brasil apaixonadas por miniaturas como eu, que fazem postagens mostrando suas coleções, promovem vendas, trocas. Um grupo onde você encontra pessoas que avisam o dia que as lojas estão dando brindes nas compras, depois postam fotos do que conseguiram. Nesse grupo consegui comprar miniaturas antigas da Natura como Amor América e um conjunto de miniaturas da linha antiga Mamãe e Bebê de 15 ml. Hoje em dia a Natura voltou a fazer miniaturas da linha Mamãe e Bebê, porém essas miniaturas atuais não são tão minis pois possuem 50 ml. É muito difícil encontrar miniaturas antigas para comprar. Eu gostaria muito de ter um vidrinho clássico da Boticário em formato de ânfora.

*publicada no Village Beauté http://villagebeaute.blogspot.com.br/2014/09/a-colecao-de-miniaturas-de-perfumes-da.html









15 comentários:

  1. Uau, encontrei mais uma "louca' como eu. Também comecei a minha por volta dessa idade - um pouco menos, na verdade. Mas acabei perdendo durante uma mudança. Agora estou retomando.
    O grupo no facebook não existe mais? Procurei por ele e não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Um dos grupo está como privado no Facebook

      https://www.facebook.com/groups/miniaturasperfumebrasil

      Excluir
    2. Tem esse grupo aberto https://www.facebook.com/groups/1992119017731251

      Excluir
  2. Como faço para colecionar estou doida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurar nos grupos do Facebook como esse https://www.facebook.com/groups/1992119017731251

      Excluir
  3. Gostaria de saber o nome do perfume importado da caixa amarelo com preto por favor.

    ResponderExcluir
  4. oiii, sabia que você é a única da net que tem a foto desses perfumes da sandy? kkk eu usava esses. Você lembra ou por acaso tem no franco quem são os fabricantes? Saudade desse cheirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei no Google "perfume Sandy as quatro estações e apareceu embalagem do primeiro kit https://images.app.goo.gl/TrgbjnNEngUQJcFq9

      Excluir
    2. Aparece um recorte de revista com o nome da marca Betulla

      Excluir
    3. Qual é o nome do grupo no face?

      Excluir
  5. Eles vinham com cinto. O rosa era maravilhoso, que nostalgia.

    ResponderExcluir